ESCOLA COMUNITÁRIA
MARIA GREGÓRIA DOS SANTOS
DIA A DIA
Capoeira
A Capoeira é uma atividade de origem africana que possui elementos capazes de promover diversos BENEFÍCIOS para o(a) aluno(a) e é considerada hoje uma grande ferramenta educacional, por possuir um conteúdo abrangente e ter como aliada a musicalidade.
O professor, além de ensinar os movimentos de Capoeira, vai além no seu trabalho pedagógico, estimulando o aspecto socioafetivo e cognitivo dessa criança, aumentando seu poder crítico, alargando os seus horizontes criativos e promovendo o entendimento do conceito de cidadania. Benefícios da prática:
DESENVOLVE E AMPLIA A INTELIGENCIA:
ESTIMULA O CONTROLE EMOCIONAL:
AJUDA NA FORMAÇÃO MORAL:
INCENTIVA A SUSTENTABILIDADE E O RESPEITO PELA NATUREZA:
DESENVOLVE AS VALENCIAS FÍSICAS:
DESENVOLVE A CURIOSIDADE INFANTIL:
COMBATE À INIBIÇÃO:
DESENVOLVE A SOCIALIZAÇÃO
Music
Instrumentos musicais africanos
A música está sendo introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido a importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.
A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.
Brincadeiras africanas
No nosso cotidiano são desenvolvidas várias brincadeiras com origem em diversas partes do continente africano.
Dança africana
Aulas de dança pode trazer muitos benefícios positivos para as crianças e os adolescentes (e, por que não, para os adultos!), como a melhoria do processo de aprendizagem, por exemplo. Os sistemas de dança colaboram para a alimentação do lado sensorial integrado, da cognição, da atenção, do emocional e das atividades motoras. Estes são as forças motrizes de todas as outras forças de aprendizagem. A dança também ajuda a libertar as tensões internas. Além disso, ela melhora as habilidades motoras, de memória e de equilíbrio, mas contribui, sobretudo, para a construção de auto-confiança da criança.
Estimular a auto-estima é muito importante, porque afeta a maneira de pensar, agir e até mesmo como você se relaciona com os outros. Ela também permite que a criança explore o seu próprio potencial. A baixa auto-estima provoca pensamentos negativos que tornam a criança mais fraco e com medo de enfrentar desafios. As aulas de dança podem ajudar a aumentar a auto-estima e a percepção de auto-imagem, pois a dança é uma daquelas atividades que ajudam a criança a se sentir bem com seu corpo. Pessoas que sabem dançar tendem a ter uma auto-estima elevada e saudável. Outro benefício da dança é a capacidade de melhorar as habilidades sociais da criança., que se sentirá mais integrado nos grupos e criará desde cedo ligações com pessoas com os mesmos interesses.